Patricia Abreu - Bio

Não me pergunte quando, mas fato é que muito cedo entendi que amava a arquitetura e me decidi pela profissão. Não foi uma influência familiar. Meu pai é engenheiro metalurgista e minha mãe advogada.

Sou a primeira da família a optar pela arquitetura. Minha impressão é que essa vontade já nasceu comigo.

Passei no primeiro vestibular que fiz na UFMG, assim que saí do Ensino Médio, que cursei no Colégio Marista, em Belo Horizonte. O curso era Arquitetura e Urbanismo, mas, na época, saíamos formados Engenheiros Arquitetos...

Durante o curso, tive o privilégio de fazer uma longa viagem pela Europa. Quando pisei em Barcelona e respirei arquitetura em cada metro que andava, tomei uma decisão: aqui farei meu mestrado. E assim foi. Quando finalizei o curso na UFMG me mudei e fiz mestrado em História da Arte, Arquitetura e Cidade na Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona. E lá morei durante dois anos e meio.

De volta a BH e com escritório próprio, cursei Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica na UFMG, me tornei professora universitária e finalizei o doutorado em Administração com ênfase em Comportamento do Consumidor, tema que me fascina.... Sou realizada com a profissão que escolhi, pois criar é uma das minhas paixões.

Formação Acadêmica

2013 - 2016 - Doutora em Administração pela Universidade FUMEC

1998 - 2000 - Especialista em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela UFMG

1993 - 1995 - Mestre em História. Arte, Arquitetura e Cidade - Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona

1988 - 1992 - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG

Experiência

Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nas seguintes áreas: arquitetura residencial e corporativa, arquitetura sacra, design de interiores, detalhamento arquitetônico, materiais de acabamento, urbanismo e revitalização urbana e arquitetônica.

  • Arquiteta no escritório Patricia Abreu arquitetura & design de interiores, desde 1995.

  • Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras, desde 2018.

  • Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade FUMEC, entre 2002 e 2018 e líder do grupo de pesquisa |REFLETIR| - Grupo de pesquisa em arquitetura, urbanismo e design de interiores (CNPQ). 

  • Conselheira representante do Ensino Superior e membro do Comitê de Ética do Conselho Municipal de Habitação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG - Biênio 2017/2019, reeleita para o Biênio 2019-2021 

  • Membro do Conselho Editorial da Revista Presença Pedagógica - ISSN 1413-1862. 

 © 2020 Patricia Abreu - Arquiteta Urbanista - www.patriciaabreu.com.br